
Apesar de alguns avanços econômicos e sociais desses últimos anos, a realidade continua impondo a necessidade uma luta sem tréguas contra todas as formas de precarização no trabalho, melhores salários, combate à carestia, defesa da integridade física e mental dos trabalhadores, resgate da Justiça do Trabalho e recuperação material de todas entidades em todos os níveis do sistema confederativo – dos sindicatos às confederações.
Essas tarefas repousam, hoje, principalmente, nas nossas mãos, especialmente de nossas entidades e dependem da união e da mobilização de nossos trabalhadores e trabalhadoras, diante dos retrocessos impostos pela contrarreforma trabalhista de 2017, cujos reflexos estão presentes até os dias de hoje.
Além disso, encontra-se sob nossa responsabilidade, também, a luta pela recuperação da economia nacional em outros patamares, com a geração de empregos seguros e decentes.
Os que, como nós, conhecemos bem, ainda, a dura realidade a que estão submetidos nossos trabalhadores da construção civil, pesada, do mobiliário, da madeira, do setor de manutenções e de mármores, entre outros assemelhados, sabemos muito bem das ameaças persistentes dos contratos que precarizam o trabalho e ameaçam até mesmo a saúde e integridade desses mesmos trabalhadores.
Depois de uma luta não menos importante para reafirmar a importância da democracia no País, o governo não pode perder a oportunidade de promover o desenvolvimento da economia com mais justiça e soberania, assim como devemos estar cada vez mais mobilizados para mudar o curso da política econômica que, principalmente através do Banco Central, estimula o rentismo em detrimento da produção e da renda dos que trabalham.
São tarefas difíceis, mas inteiramente possíveis, principalmente em um País com a riqueza física e humana do Brasil.
A CONTRICOM, através de sua Diretoria, reafirma esses compromissos, saudando todos os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes de Sindicatos, Federações e Confederações, neste 1º de Maio.
Viva o 1º de Maio!
Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil!
A Diretoria