
Reunidos no Centro de Treinamento Educacional (CTE-CNTI), em Luziânia (GO), nos dias 22 e 23 de setembro, os presidentes das Federações filiadas à CONTRICOM aprovaram, por unanimidade, as normas para a renovação da Diretoria da entidade para o mandato 2025/2029.
Depois de muitos debates, foi aprovada a proposta de realização do pleito no dia 28 de outubro, por videoconferência, sendo que a posse da nova Diretoria deverá acontecer até 30 de novembro deste ano.
Os 13 representantes das Federações, em sua maioria os próprios presidentes, fizeram um relato da situação nos seus respectivos estados e regiões, principalmente em relação às negociações coletivas de trabalho.
Todos foram unânimes em considerar as dificuldades decorrentes da contrarreforma trabalhista de 2017, mas também em avaliar que a fase mais crítica já foi superada, mas que o movimento sindical ainda terá muitos desafios em relação à recuperação dos direitos dos trabalhadores e da situação material das entidades do sistema confederativo.
DIÁLOGO – Também houve unanimidade quanto à necessidade de abrir, após a renovação da direção sindical, um diálogo com outras correntes do segmento laboral da construção e do mobiliário, com o objetivo de unificar e fortalecer a ação de caráter nacional.
Os presentes também definiram regras de sustentação financeira da CONTRICOM por parte das Federações filiadas, de modo a assegurar o funcionamento da entidade e a realização das eleições para a escolha da nova Diretoria.
Participaram da reunião: Altamiro Perdoná, presidente da CONTRICOM e da FETICOM-SC; Reinaldim Barboza Pereira, secretário de Finanças e presidente da FETRACONSPAR; Evilásio de Deus Lopes, secretário-geral; José Sirlon Oliveira Ribeiro, presidente da FETICOM-RS; Gilmar Antônio Guilhen, presidente da FETICOM-SP; Lucimar de Oliveira, diretora da FEETICOM-RJ; Wilson Geraldo Sales da Silva, presidente da FETICOM-MG; Edson Cruz dos Santos, presidente da FETRACOM-BASE; Edvan Mariano da Cruz, presidente da FETICOM Norte/Nordeste; José Braz, presidente da FETICOM GO/DF; Raimundo Salvador Braz, dirigente da FETICOM GO/DF e presidente do STICOMBE Brasília; Antônio Rodrigues Fernandes, presidente da FETICOM-CE; Raimundo Nonato Ibiapina, presidente da FETICOM-PI; Jorge Luís França Mendes, presidente da FETICEMA; e Sidney Sodré dos Anjos, presidente da FETRACOMPA.

Fonte: CONTRICOM