Os trabalhadores da construção, do mobiliário e outras categorias foram representados na reunião pelo dirigente Altamiro Perdoná, presidente da FETICOM-SC e da CONTRICOM.
“O aumento real do Piso Salarial Estadual pode dar continuidade a esse círculo virtuoso da economia verificado nos últimos 12 meses”, afirmou a supervisora técnica do Dieese-SC, Cristiane Peres, durante a primeira rodada de negociação para definição do reajuste em 2024, realizada na Fiesc, em Florianópolis, na tarde do dia 13.
A constatação foi consenso entre as comissões de trabalhadores e patrões, embora com diferenças em alguns pontos de vista. Cristiane destacou a importância da política de valorização do Salário Mínimo pelo governo federal, das transferências de renda e do aumento da taxa de ocupação no mercado de trabalho.
O presidente da Força Sindical, Osvaldo Mafra, disse que as expectativas para 2024 são “ótimas” e voltou a criticar a média salarial do estado (R$ 1.806,00). “O Piso Salarial Estadual é uma ferramenta maravilhosa para dinamizar a economia, além de balizar as demais negociações coletivas no próximo ano”, reforçou Mafra.
O dirigente da CUT-SC, Rogério Corrêa citou a imensa disparidade entre o salário mínimo necessário (R$ 6.528,93, segundo o Dieese) para a manutenção de uma família de quatro pessoas e o que é praticado efetivamente.
O presidente da CTB, Mateus Graoske criticou a precarização do trabalho provocada pela reforma trabalhista de 2017 (Lei 13.467), com menos direitos e salários menores, para reafirmar que “somente melhor salário permite uma vida digna ao trabalhador”.
Altamiro Perdoná destacou “os avanços da reunião e a expectativa de que será possível construir uma solução que represente ganhos reais para os trabalhadores, fator determinante para o dinamismo da economia do Estado”.
Além da FETICOM-SC, estiveram presentes no encontro representantes das Centrais Sindicais, (inclusive da NCST e UGT), DIEESE, FETIESC, FETIAESC, FETIGESC, FETEESC, FEVASC, Sindicatos dos Trabalhadores em Entidades Sindicais e dos Vigilantes. A próxima rodada está agendada para o dia 25 de janeiro de 2024.
Fonte: Comunicação CONTRICOM
(com informações das entidades laborais de SC)