Ao final de mais um ano, quando se inaugurou um novo governo, algumas importantes conquistas a serem resgatadas: a defesa da democracia e das instituições republicanas, a recuperação de sensíveis políticas públicas e a interrupção de um processo de alienação do patrimônio público que ameaçou seriamente a soberania nacional.
Na economia, apesar dos esforços do governo, instalou-se, através da farsa do Banco Central independente, um poder paralelo, controlado pelo sistema financeiro e rentistas em geral, que insiste em manter os juros nas alturas, com a queda em conta-gotas, criando obstáculos ao consumo, à produção e aos investimentos públicos.
Na área econômica, a teimosia em se praticar uma política de déficit zero mantém o país nos marcos de uma política fiscalista que dificulta a recuperação dos salários, especialmente do mínimo, e dos investimentos do Estado, podendo começar a comprometer as ações sociais do governo em 2024. É preciso uma mudança urgente nos rumos dessa política, com a redução drástica dos juros, a retomada dos investimentos públicos e o incentivo ao consumo.
A indústria, pelos últimos números divulgados pela CNI, começou a sentir sérios sinais de retração, inclusive na área da construção, em razão dos financiamentos caros e seletivos.
Nesse cenário, os trabalhadores e o movimento sindical podem desempenhar um papel decisivo na mobilização dos trabalhadores e da sociedade para respaldar o governo na direção de um desenvolvimento real, com recuperação em outros níveis do PIB e da renda dos brasileiros.
Em nome da Diretoria da CONTRICOM, renovamos nossa disposição sempre incansável de continuar lutando pelos direitos dos trabalhadores e a recuperação material de nossas entidades em todos os níveis, gravemente afetadas pela famigerada reforma trabalhista de 2017, bem como pela defesa do sistema confederativo baseado na unidade sindical e dos trabalhadores.
Um agradecimento especial à nossa Diretoria e a cada uma de nossas entidades filiadas pelo apoio que, certamente, continuaremos contando em 2024.
FELIZ NATAL e um ANO NOVO DE MUITA PAZ, SAÚDE E NOVAS CONQUISTAS!
Altamiro Perdoná – Presidente