
O SINTRACOM de Londrina (PR) elaborou material de divulgação em que afirma que “os dados alarmantes revelados pelo Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho destacam a urgência de ações efetivas para proteger nossos trabalhadores. De acordo com o órgão, nos últimos dez anos o País contabilizou mais de 7 milhões de acidentes de trabalho com trabalhadores registrados no regime CLT”.
O Sindicato acrescenta que “mesmo com uma legislação extensa, o Brasil segue entre os líderes dentro do ranking mundial de acidentes de trabalho, ocupando o 4º lugar referente às taxas de acidentes e mortalidade no trabalho. Em nosso país cada 3 horas, uma vida é perdida devido a acidentes de trabalho”, acrescentando que “essas estatísticas nos alertam para a necessidade de mudanças significativas em nossa cultura laboral”.
O SINTRACOM Londrina “reforça a importância da adoção de medidas preventivas pelas empresas, em conformidade com as Normas Regulamentadoras, especialmente a NR-1, que estabelece diretrizes para prevenção de acidentes. É fundamental que as empresas e os trabalhadores atuem em conjunto na identificação de riscos e na implementação de medidas de segurança”.
“A gestão de saúde e segurança do trabalho deve ser prioridade em todas as organizações. Investir em uma cultura de segurança, capacitação adequada dos trabalhadores e utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são passos fundamentais para reduzir os acidentes e proteger vidas”, alerta o Sindicato.
“Neste Abril Verde, vamos nos unir em prol da prevenção. Juntos, podemos construir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos”, finaliza a entidade.