Para Denilson, os debates realizados ao longo da Conferência evidenciaram que o diálogo social, a negociação coletiva e a liberdade sindical permanecem como instrumentos fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos do mundo do trabalho, especialmente diante das transformações provocadas pelas novas tecnologias, pela inteligência artificial, pelas mudanças climáticas e pelas novas formas de organização produtiva.
“A Conferência reafirmou que o fortalecimento do diálogo entre trabalhadores, empregadores e governos continua sendo o caminho mais eficaz para promover o desenvolvimento econômico com justiça social e garantir melhores condições de trabalho para todos”, destacou.
Outro tema que ganhou destaque nas discussões foi a promoção da igualdade de gênero. As conclusões aprovadas reforçaram o compromisso internacional com a igualdade salarial entre homens e mulheres, o combate à discriminação, à violência e ao assédio no ambiente de trabalho, além da ampliação da participação feminina.
De acordo com o diretor, os resultados fortalecem pautas estratégicas para o Brasil, como a valorização do trabalho decente, a ampliação da proteção social, a qualificação profissional, a inclusão e a promoção da justiça social.
Denilson destacou a atuação da delegação nas diversas comissões temáticas da Conferência. O dirigente reconheceu o trabalho desenvolvido por Claudemir Moreira e William Nascentes nas articulações relacionadas à Comissão de Diálogo Social e Tripartismo, bem como a contribuição da vice-presidente da NCST-PR, Genecir dos Santos, de Rita de Cássia e da pesquisadora Renata Caciquinho nos debates sobre igualdade de gênero.
Na Comissão de Plataformas, a Central contou com a participação do vice-presidente Tarcísio Melo e do conselheiro fiscal João Estevam, além dos assessores jurídicos Agilberto Seródio e Cristiano Meira, que contribuíram para o acompanhamento das discussões sobre os impactos das novas formas de trabalho mediadas por plataformas digitais. Denilson agradeceu, ainda, a confiança da presidente da NCST, Sônia Zerino, pela coordenação da bancada da Central, e ressaltou a responsabilidade que a entidade assumirá no próximo ano na coordenação da bancada dos rabalhadores brasileiros nos fóruns internacionais.
Fonte: CONTRICOM