O dirigente justifica sua avaliação sobre o tradicional encontro sindical da entidade pela qualidade das palestras que foram proferidas, seu conteúdo e o preparo dos respectivos palestrantes. Na abertura do Seminário, o presidente da CONTRICOM e da FETICOM-SC, Altamiro Perdoná, saudou a Federação paranaense, filiada à Confederação, e todos os participantes, destacando o papel que o evento já representa não apenas para os trabalhadores do Paraná, mas para todo movimento sindical brasileiro.
A primeira palestra foi proferida pelo advogado Cristiano Brito Alves Meira, conhecido por seu papel no recurso sobre a contribuição assistencial no STF, que abordou sobre o tema “Contribuição Assistencial e o Fortalecimento das Entidades Sindicais do Sistema Confederativo”.
Na sequência, compareceu ao encontro a deputada federal e presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR) (foto abaixo), que abordou a conjuntura política e econômica do Brasil neste primeiro ano do terceiro governo do presidente Lula.
A palestra ainda contou com a presença do Vereador e Presidente do PT de Curitiba, Ângelo Vanhoni, e de Tatyana Scheila Friedrich, diretora do Departamento de Migrações no Ministério da Justiça.
O Supervisor técnico do DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Paraná (DIEESE-PR), Sandro Silva, falou sobre a Conjuntura Econômica e fez uma Análise Setorial da Construção e do Mobiliário, além de abordar sobre as perspectivas quanto as negociações coletivas para o ano de 2024.
Por sua vez, presidente da FUNDACENTRO, Pedro Tourinho de Siqueira, realizou um detalhado “check-up” das Políticas de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil. Foi tratado, ainda, o tema da CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA para 2024, como serão as estratégias, realização das assembleias, reunião de sistematização das pautas, bem como previsão para as primeiras rodadas de negociação.
No segundo dos trabalhos, Nilton Freitas, Representante Regional para América Latina e Caribe da ICM – Internacional da Construção e da Madeira, abordou a situação atual do sindicalismo no cenário internacional e as estratégias futuras da organização.
Em seguida, Gilmar Antonio Guilhen, Presidente da FETICOM/SP (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Paulo), proferiu palestra sobre a recente unificação das federações do setor em São Paulo e o progresso das negociações coletivas de trabalho desde então.
André Luís dos Santos, analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), abordou a atual conjuntura política brasileira e os desafios enfrentados pelo movimento sindical para o ano de 2024.
Fechando as palestras do dia, a advogada e consultora sindical Zilmara Alencar apresentou uma palestra inovadora sobre a construção de novas formas de atuação sindical diante dos avanços tecnológicos e dos cenários social, jurídico e político.
No último dia, houve reunião da diretoria da FETRACONSPAR para um balanço do evento e definição das próximas ações da entidade. O Seminário acontecer na Colônia de Férias do SINTRACON CURITIBA em Matinhos/PR.
Fonte: Comunicação CONTRICOM, com informações da FETRACONSPAR