
Representaram a FETRACONSPAR Reinaldim Barboza Pereira (Presidente), Denilson Pestana da Costa (Secretário de Finanças), Celso Da Silva de Garais (diretor do STICM de Guarapuava-PR), Ermínio Ferreira Sant´Ana (diretor do SINDIPISO Campo Largo-PR). Marcou presença como representante da Nova Central Sindical dos Trabalhadores o companheiro Moacyr Roberto Tesch Auersvald.
O evento teve como foco central promover o diálogo entre o movimento sindical global e os governos sobre as principais questões climáticas, com ênfase na promoção do trabalho decente em áreas como a Amazônia e outras florestas tropicais.
Além disso, busca-se contribuições para a criação de empregos verdes em setores estratégicos, como restauração florestal, energia renovável e desenvolvimento urbano sustentável.
Entre os temas envolvidos, destacam-se:
• O papel dos sindicatos na luta contra a crise climática;
• Modelos de transição justa para setores estratégicos;
• O impacto das mudanças climáticas no mundo do trabalho;
• O alinhamento de posicionamentos antes da COP30.
A Cúpula reuniu representantes sindicais de 18 países, além de membros da academia, órgãos governamentais e organizações internacionais, reforçando a necessidade de uma estratégia conjunta para enfrentar os desafios climáticos sem comprometer os direitos trabalhistas.
